Páginas

domingo, 20 de outubro de 2013

O apocalipse zumbi já começou!

(Pelo menos para os insetos…)

Vi essa postagem no bestiário e achei sinistro, e resolvi postar aqui, ai vai:
Vou contar uma historinha:
É uma historinha sobre uma formiga. Ela faz coisas de formiga e sua vida está indo de acordo com seu plano de formiga.
formiga3

Porém, certo dia, ela acorda um pouco desorientada… E surge uma vontade inexplicável de ir pro alto de uma planta. Ela larga seu trabalho e começa a subir sentindo muita dificuldade pra se mover. É como se ela estivesse perdendo o controle do próprio corpo. (Spoiler: ela está.)
Ao perceber esse comportamento estranho, as outras formigas da região capturam a coitada e rapidamente a carregam pra longe. Elas sabem o que está acontecendo e não querem que o processo termine ali por perto. Mas a formiguinha não tem ideia do que se passa. Ela tem cada vez menos controle sobre seu próprio cérebro e segue sua escalada. Quando chega numa certa altura, ela morde o caule da planta com toda sua força, trava sua ~mandíbula e… morre.
Depois de alguns dias, vemos a causa de todo o comportamento estranho emergindo da cabeça da vítima de forma cinematográfica.
A causa é um fungo. E da posição privilegiada em que deixou sua vítima, ele poderá lançar esporos que infectarão outras formigas, repetindo toda a história.
O fungo que fez dessa formiga um zumbi faz parte do gênero Cordyceps. Esse gênero reúne centenas de espécies que utilizam essa técnica hollywoodiana de reprodução. Cada fungo é especializado numa espécie de inseto e ataca exclusivamente essa espécie. Cientistas afirmam que essa zumbificaçãonão é coisa nova. Ela já acontece há mais de 48 milhões de anos!
Sinistro!
-Bestiário



Nenhum comentário:

Postar um comentário